Jesus estava neste texto na verdade nos esclarecendo como seria os nossos dias, nos mostrando a diferença da vida espiritual e a vida natural, pois desde àquela época já era uma preocupação eminente, como é em nossos dias.
Pois quando somos chamados, ou entendemos o chamado de Cristo em, e para nossas vidas, abrimos mão de muitas coisas, e naturalmente isto nos leva a termos algumas preocupações, como o que faremos no dia de amanhã.
Mas a palavra de DEUS, em salmos 37:25 nos diz:
"Fui moço, e agora sou velho, e nunca vi desamparado o justo, nem sua semente a mendigar o pão."
Quando olhamos para o chamado de Moisés, aprendemos e começamos a entender os propósitos de DEUS.
DEUS do propósito
Em Êxodo cap. 1, lemos que havia uma ordem para matar todos os nascidos do sexo masculino, justamente quando Moisés estava pra nascer. O cuidado de DEUS com sua vida foi providencial para o cumprimento dos planos de DEUS acerca de seu chamado.
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
DEUS no controle
O nascimento em Êxodo cap 2, entendemos definitivamente que DEUS está no controle de tudo, e todos os seus propósitos não podem ser frustrados.
E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
DEUS do chamado
DEUS chama Moisés, e nos prova que é presente, está no controle, nos chama, sustenta, supre, que realmente está no centro de tudo.
Quando DEUS chama Moisés, ele começa a dar desculpas, e em nossas vidas somos semelhantes a Moisés, pois mesmo que não entendamos o que está acontecendo, já imaginamos que vamos abrir mão, renunciar, e isto é muito difícil, complicado, nos machuca, e nos deixa em um lugar onde não controlamos e precisamos realmente confiar NELE.
Entramos em lugar que não dominados mais, situações que a nossos olhos não vamos suportar, pois não não temos onde nos apoiar, e precisamos aprender a confiar e acreditar em DEUS.
E é justamente nesta hora que DEUS começa a nos ,mostrar quem ELE é em nós. E neste exato momento começamos a entender a sua grandeza e controle.
DESCULPAS
1- Não sei falar
Quando não sabemos falar, ou como falar, nos tornamos escravos de nossas palavras, somos acometidos de perder a razão, amaldiçoar, não bendizer.
Somos responsáveis por nossas palavras, o que dizemos tem consequências, a palavra de DEUS nos diz que as nossas palavras podem causar vida ou morte.
1 Coríntios 1:27 "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"
2- Já estou velho
Na verdade quando falamos isto, estamos tentando convencer a DEUS que ELE se atrasou em nos comissionar, estamos dizendo pra ELE que estamos cansados e na verdade não confiamos naquilo que DEUS pode fazer.
Mas na verdade temos muitos exemplos de chamados de DEUS para homens com idades avançadas, como o próprio Moisés, chamado com 80 anos, Noé, Abraão e tantos outros.
2 Corintios 12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
2- Estou Só
Sempre nos sentiremos só, pois quando tomamos algumas decisões, a maioria das pessoas se afastarão de nós, e como homens incapazes queremos sempre ter alguém por perto pra nos apoiar, talvez por que a nossa fé ainda não é suficiente pra acreditar que ELE está sempre conosco.
Romanos 8:
26E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
DEUS dá sinais a Moisés :
A Vara vira serpente e depois a serpente vira vara.
A mão colocada no peito fica leprosa, e depois a mesma mão fica sã.
DEUS já te deu as armas, e estas armas são poderosas para para operar milagres, fazer maravilhas, DEUS também nos mostra o inimigo, e nos faz entender que o que nos deu é muito maior.
A palavra de DEUS é nossa arma, nosso canhão, nossa armadura, nosso respirar, nossa força, nosso tudo.
Podemos ORAR, JEJUAR, CLAMAR, o mistério está em ser íntimo de DEUS, e ser íntimo é justamente fazer o que ninguém faz, podemos ser observadores, amigos, ou íntimos. Aprofundar-se nas águas do espírito, no mover de DEUS, de encontro à ELE faz toda a diferença.
Alguns participaram dos milagres, viram, olharam mas não experimentaram, e estes são os observadores.
Alguns participaram dos milagres, viram, olharam mas não experimentaram, e estes são os observadores.
Outros andaram bem perto DELE, além de ver, participar, estavam caminhando perto, ouviram as orações, viram quando ELE fez milagres, pularam, gritaram, choraram, se aproximaram, e estes são os amigos.
O outro grupo, além de estar perto, andar junto, participar, experimentar, caminhar, chorar, aproximar, participaram dos milagres, das refeições, das orações, foram crucificados juntos, sofreram juntos, morreram juntos e ressuscitaram juntos.
Seja ÌNTIMO de DEUS.
Filipenses 1: 6 " Estou convencido que AQUELE que começou a boa obra vai completá-la no dia de JESUS CRISTO."