quarta-feira, 10 de julho de 2013

"O vaso o Oleiro e o tesouro"


 Jeremias 18: 1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas.
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Deus chama o profeta Jeremias para alertar o povo de Judá a cerca de seus maus caminhos.
Judá foi constituída e escolhida por DEUS para ser entre as nações como exemplo de uma nação que o adorava.

Queridos já perceberam que quando as coisas não andam muito bem, e nos perdemos em meio ao propósito de nossa chamada, DEUS sempre levanta um Profeta para nos alertar de nossos maus caminhos com a finalidade de nos guiar novamente para o caminho correto.
 
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Judá àquela altura estava sendo governada pelo rei Jeoaquim, que já não conseguia mais o respeito, e o povo estava adorando outros deuses, então DEUS chama o profeta Jeremias, e como lemos nas escrituras no capítulo 18, o chama para descer à casa do Oleiro.

O interessante é que quando analisamos a vida de Jeremias desde o seu chamado, DEUS sempre fala com ele nas coisas mais simples e normais do dia a dia.
Nos versículos 11 e 12 do capítulo 1 lemos:

Jeremias 1: 11 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira.
12 Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Amendoeira em Hebraico é : Shaqed que significa "EU Velo"
Uma palavra bem parecida em Hebraico é : Shoqed significa " Vigiando".

A amendoeira era a primeira árvore a despertar para a primavera, dando nos a entender que DEUS na verdade usou a amendoeira para dizer que estava desperto, vigilante sobre sua palavra para cumpri-la.

A outra vez que DEUS chama Jeremias para o falar através de coisas simples está nos versículos 13 e 14 do capítulo 1, vejamos:

Jeremias 1: 13 Veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, que se apresenta da banda do norte.
14 Ao que me disse o Senhor: Do norte se estenderá o mal sobre todos os habitantes da terra.

A água fervendo na verdade podemos entender que Juízo estava pra ser derramado sobre Judá.

E agora nos deparamos com o texto de Jeremias Capítulo 18, onde DEUS o chama para descer à casa do oleiro.

Quando nos atentamos para o chamado de Jeremias nas escrituras encontramos no capítulo 1 do versículo 5  o seguinte:

Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Formasse:  Revela a suprema fonte de vida, e nos mostra que DEUS está intimamente envolvido no processo de nascimento, seja físico (Gênesis 2:7), ou no nascimento do chamado.

Conheci : Indica um pré-conhecimento efetivo gerado por DEUS em Jeremias, segundo os soberanos propósitos de DEUS para a vida de Jeremias.

Consagrei: Significa que DEUS separou Jeremias para um fim especial, segundo os seus propósitos.

Constituí: Nos remete a um plano de restauração, plantio e edificação de DEUS em nossas vidas.


Amados DEUS tem um processo de preparação pra mim e pra você, para que sejamos vaso de honra na sua casa, e para que possamos ser cheios de seu azeite.

Analisando o processo que o Oleiro faz antes de transformar o barro em vaso, é justamente o mesmo que DEUS faz e quer que entendamos, aceitemos e vivamos cada fase.

1- Escolher - O oleiro escolhe o barro e ser trabalhado, aos seus olhos e experiência é feita uma seleção d melhor barro.

Não falo de nossa escolha por JESUS CRISTO, mas da escolha DELE por nós, um barro que ele entende que pode ser trabalhado, pode ser moldado.
Amado você foi escolhido como barro para ser transformado em vaso de honra na casa de DEUS.

2- Descanso - É o tempo que o oleiro deixa o barro em descanso, ele molha o barro e o barro fica de molho.

Existem tempos em nossas vidas que nos sentimos tão sozinhos e abandonados que achamos que nem DEUS nos escuta mais, é justamente quando estamos sendo tratados no molho.


3- Prensa - É a fase que o barro já descansou e é literalmente amassado, pisado, batido pelo oleiro, para que o barro se torne consistente e uniforme.

Amados são aqueles momentos em que as lutas começam a chegar e pensamos que não vamos dar conta, doí, humilha, e como se estivéssemos sendo espancados.

4- Molde - O oleiro começa a moldar o vaso, esta fase é feita com as próprias mãos, faz- se primeiro o formato bruto do vaso e depois vai retocando até chegar à parte de dentro do vaso.

DEUS começa a nos mostrar algumas coisas fora, seja na fala, no comportamento, nas ações, nos olhares, nas atitudes, e depois nos revela alguns sentimentos que precisam ser gerados primeiramente no coração como o amor, perdão, a bondade, a compaixão.

5- Prova do Fogo - O oleiro leva o vaso até o fogo, para saber se é resistente, se tem alguma rachadura, se suporta calor.

E nos somos provados no fogo depois de passar por todas estas fazes e acharmos que estamos prontos, somos acometidos de situações em que devemos exercer tudo aquilo que já nos ensinou, fé, perseverança, domínio próprio, longanimidade, bondade, amor, paciência.

6- Pintura - Nesta faze o vaso já está pronto e o oleiro vai pintar o vaso, imprimindo suas características, sua personalidade, suas convicções, é a assinatura do artista.

É justamente onde DEUS vai assinar a sua maior obra, um vaso de honra, que pode ser cheio de azeite, que conhece e tem o caráter de seu criador, que não questiona seus propósitos, vaso em que está enraizado o amor.


2 Coríntios 4: 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.


"Amados o que importa na verdade não é o vaso em si, fundo, grande, raso, bonito, feio, que enfeita a sala, ou o jardim.
Mas na verdade é o tesouro que levamos dentro barro que é o mais importante para as pessoas e pra DEUS todo poderoso."

 
2 Coríntios 4: 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;
9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;