quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vida Comum com DEUS !!!



Josué 21:45
" Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu."

Como está sua vida comum com DEUS?
Longe das luzes, de uma grande multidão, longe de todas as pessoas, falo de sua vida particular com DEUS.
É necessário nos atentarmos para o esfriamento destes tempos, já mencionado na palavra de DEUS, anteriormente.
É muito importante nos atentarmos às coisas de DEUS, pois nesses tempos estamos sendo levados a adorar  as coisas deste mundo, que devagar vão entrando em nossas vidas e tomando o lugar do Espirito Santo de DEUS.
Hoje é muito fácil nos engradecermos por um cargo na igreja, um convite para uma ministração, uma liderança seja na Célula, no ministério, no Louvor, e tantos outros, e nosso coração nos engana e ficamos cheios de vaidade e com a auto estima alta, pois os homens estão nos vendo e nos aplaudindo de pé, e por este motivo somos enganados pelo nosso coração, e já começamos a ficar independentes, achamos que não precisamos mais dos pilares de uma vida cristã :

Oração, Leitura da Palavra, Consagração, Comunhão e Intercessão.

Mateus 6: 1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

No livro de 2 Crônicas 15 temos uma passagem que retrata muito bem os nossos dias atuais, de Lideres que mediante ao seu "poder" se afastaram da palavra de DEUS, e com o tempo se viram totalmente derrotados, com o reino dividido, a casa dividida, irmão contra irmão, reino contra reino.
Mas receberam o profeta do Senhor, bendito pois vinha da parte de DEUS, e ouviram sua palavra e além de ouvirem fizeram um concerto, tomaram atitude, se moveram em relação a profecia.

2 Crônicas 15;1 Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede,
2 que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará.
3 Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.
4 Quando, porém, na sua angústia voltaram para o Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.
5 E naqueles tempos não havia paz nem para o que saia, nem para o que entrava, mas grandes perturbações estavam sobre todos os habitantes daquelas terras.
6 Pois nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, porque Deus as conturbara com toda sorte de aflições.
7 Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.


Muitas vezes em nossa vida estamos esperando ouvir uma palavra da parte de DEUS, e ouvimos muitas pregações e somos num primeiro momento impactados com esta palavra, mas não nos posicionamos, pois achamos que só a palavra é capaz de mudar e então nos enganamos por alguns momentos, mas nos deparamos lá na frente com o mesmo dilema, que nada de novo aconteceu.

A palavra dita somente, não é capaz de fazer nada na minha vida se não me posicionar, o que vai fazer a diferença é o que vou fazer com a palavra que recebi, que atitude vou tomar mediante a palavra que me impactou.

A palavra da hora é :

Se mova...  Na direção do Espírito Santo de DEUS ....


Mateus 7 : 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

O último folheto !


Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-'Ok, papai, estou pronto. '

E seu pai perguntou:

-'Pronto para quê?':

-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

Seu pai respondeu:


-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito.. '

O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:

-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Pai, eu posso ir? Por favor!'

Seu pai hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, pai!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos
caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos evangelísticos a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:

-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este
pequeno menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:

- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã.. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:,

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.

Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DO REI!!!

Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício,
o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e chorou copiosamente.

Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...

Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai
assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.

Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.

Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.

Por isso...

- Me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de
dizer que JESUS TE AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto.
 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

JEJUM

ISAÍAS 58


1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!,
3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos.
4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto.
5 Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor?
6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?
7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia.
11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.
12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

sexta-feira, 23 de março de 2012

QUE DEUS TE AMALDIÇOE!!!

Que DEUS te amaldiçoe...

Porque acrditamos ?
 Em um DEUS totalmente capaz de abençoar as pessoas ...
E totalmente incapaz de amaldiçoar as pessoas...

Que DEUS te amaldiçoe.
Que DEUS te abandone.
Que DEUS te mantenha nas trevas.
Que DEUS te dê apenas julgamento sem qualquer  graça.
Que DEUS te vire as costas.
Que DEUS remova sua paz.

Vivemos em um palneta amaldiçoado por DEUS.

Romanos 8: 22 Toda a criação geme e está juntamente com dores de parto.
Roamanos 8:19 Porque toda a criação espera ardenrtemente em seu coração a manifestação dos filhos de DEUS.
Se existiu alguma obscenidade que violasse o padrão da sociedade moderna,  foi  JESUS CRISTO na cruz.
A cruz não foi só ou apenas a justiça de DEUS satisfeita pela obra de sacrifício de seu FILHO.
Mas ao suportar os nossos pecados, o CORDEIRO DE DEUS remove nossos pecados de nós, assim como o oriente esta longe do ocidente.
Como ELE fez isso ?
- Sendo amaldicoado.
CRISTO nos redimiu da maldição da lei, não apenas sendo amaldiçoado por nós.
JESUS  a encarnação da GLÓRIA de DEUS, AGORA se torna a extrema encarnação da maldição divina.
Como está escrito :
Gálatas 3:13  “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”

  Deuteronômio 21: 23 “o seu cadáver não permanecerá toda a noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de Deus. Assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.”


O PAI imputa a ELE o pecado de cada um do seu povo, e podemos observar a mais densa, intensa concentração de amldade já experimentada neste planeta.
JESUS CRISTO foi a última abscenidade.
Suportando a completa medida de maldição, CRISTO grita :
Mateus 27:46
“Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ?”

JESUS CRISTO não se sentiu desamparado, ELE foi desamparado para se tornar maldição. ELE tinha de ser absolutamente desamparado.
 Esta é a realidade que devemos deixar bem clara para todas as pessoas :
“OU ELES PRÓPRIOS SUPORTARÃO A MALDIÇÃO DE DEUS, OU CORRERÃO PARA AQUELE QUE SUPORTOU POR AMOR DELES SER AMALDIÇOADO POR DEUS”.
Amaldiçoado de DEUS...
O PAI vira as costas...
Até aquele momento em que meus pecados foram postos sobre ELE, AQUELE que era puro deixou de ser.
DEUS o amaldiçoou...

Acredito que houve um clamor no céu :
-DEUS te amaldiçoe.
Pois ser amaldiçoado significa, ser maldito, estar sob anátema do PAI.
Talvez tenhamos dificuldade em absorver e entender isto, mas certeza é necessário saber que é verdade.
Eu sei que existem muitas pessoas que estão passeando nas igrejas, que ainda não assumiram um compromisso com CRISTO JESUS, é notável que muitas delas vão e voltam como se estivessem brincando num balanço, outras não se importam com a verdade e de alguma forma ignoram as verdades da palavra de DEUS.
Lhe digo que todas estas estão sob a maldição de CRISTO, se nós que temos sido chamados e nos tem sido confiado um cargo de confiança no REINO, que é de cuidar de pessoas, precisamos para de acrescentar coisas que não existem ao evangelho, acrescentar outros evangelhos no EVANGELHO, e começar a pregar com clareza e ousadia conforma está escrito :
Efésios 6

“18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

19 e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.”

Pois é necessário que faça entender :

1 Pedro 3
“15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;”

Pois esta é a única esperança que temos.
É a esperança suficiente:

JESUS CRISTO.

  Por R.C. Sproll

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Salvação é pela graça

Salvação é um favor imerecido: GRAÇA de DEUS .


Efésios 2


1-E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,




2-Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste
 mundo, segundo o príncipe das potestades do ar,
 do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3-Entre os quais todos nós também antes andávamos 
nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e
 dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira,
 como os outros também.
4-Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito
 amor com que nos amou,
5-Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou
 juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6-E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar
 nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7-Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes
 riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco
 em Cristo Jesus.
8-Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;
 e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9-Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Somente pela graça de Cristo Jesus podemos
 ser salvos, não por obras ou feitos :
 é favor imerecido de DEUS para nós.
17-E, vindo, ELE evangelizou a paz a vós que estáveis
 longe e aos que estavam perto,
18-Porque, por ELE, ambos temos acesso ao Pai em um
 mesmo espírito.
19- Assim já não sois mais estrangeiros, nem forasteiros,
 mas concidadãos dos Santos e da família de DEUS;
20-Edificados sobre o fundamento " dos apóstolos e
 dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal
 pedra de esquina,
21- no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para
 templo santo do SENHOR, 
22- no qual também vós juntamente sois edificados para 
morada de DEUS no Espírito.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Uma história de amor



UMA HISTÓRIA DE AMOR
 
ERA UMA VEZ UMA ILHA, ONDE MORAVAM OS SEGUINTES SENTIMENTOS:A TRISTEZA, A VAIDADE,A SABEDORIA, O AMOR E OUTROS .
UM DIA AVISARAM PARA OS MORADORES DESTA ILHA QUE ELA IA SER INUNDADA. APAVORADO, O AMOR CUIDOU PARA QUE TODOS OS SENTIMENTOS SE SALVASSEM;ELE ENTÃO FALOU:
-FUJAM TODOS!
CORRERAM E PEGARAM SEU BARQUINHO, PARA IREM A UM MORRO BEM ALTO. SÓ O AMOR NÃO SE APRESSOU, POIS QUERIA FICAR UM POUCO MAIS COM SUA ILHA. QUANDO JÁ ESTAVA SE AFOGANDO, CORREU PARA PEDIR AJUDA. ESTAVA PASSANDO A RIQUEZA E ELE DISSE: RIQUEZA LEVE-ME COM VOCE. ELA RESPONDEU: - NÃO POSSO, MEU BARCO ESTÁ CHEIO DE OURO E PRATA E VOCE NÃO VAI CABER.
PASSOU ENTÃO A VAIDADE E ELE PEDIU: - OH!VAIDADE LEVE-ME COM VOCE...
- NÃO POSSO, VAI SUJAR MEU BARCO. LOGO ATRÁS VINHA A TRISTEZA. -TRISREZA, POSSO IR COM VOCE?
- AH AMOR, ESTOU TÃO TRISTE QUE PREFIRO IR SOZINHA.
PASSOU A ALEGRIA, MAS ESTAVA TÃO ALEGRE QUE NEM OUVIU O AMOR CHAMAR POR ELA. JÁ DESESPERADO, ACHANDO QUE IA FICAR SÓ, AMOR COMEÇOU A CHORAR. ENTÃO PASSOU UM BARQUINHO, ONDE ESTAVA UM VELHINHO E ELE ENTÃO FALOU: - SOBE, AMOR, QUE EU TE LEVO. O AMOR FICOU RADIANTE DE FELICIDADE QUE ATÉ ESQUECEU DE PERGUNTAR O NOME DO VELHINHO.
CHEGANDO AO MORRO ALTO ONDE ESTAVAM OS SENTIMENTOS, ELE PERGUNTOU À SABEDORIA: - SABEDORIA, QUEM ERA O VELHINHO QUE ME TROUXE AQUI? ELA RESPONDEU:
O TEMPO - O TEMPO? MAS PORQUE SÓ O TEMPO ME TROUXE AQUI?
 
-PORQUE SÓ O TEMPO É CAPAZ DE ENTENDER UM GRANDE AMOR,
 


1 Coríntios 13 : 1-13.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.